quinta-feira, 14 de março de 2013

A Sabedoria Natural



"Toda a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso " Tsai Chih Chung

A vida vem se desenvolvendo, neste planeta, ao longo de aproximadamente três e meio bilhões de anos (3.500.000.000). Tempo suficiente para aperfeiçoar seus modelos, suas linhas formas e conceitos. A diversidade de soluções às necessidades que as condições planetárias impuseram todos estes anos, foram respondidas com criatividade infinita e maestria. As severas leis naturais como a gravidade, a pressão, as diferentes temperaturas, o atrito, a competição, o tempo, a umidade, foram o berço dos designes mais incríveis que a Natureza vem nos presenteando, sem muitas vezes nos darmos conta dos tesouros de engenharia às nossas mãos, elas inclusive uma preciosidade.
Pois a Biomimética (a imitação da vida) é um novo ramo da ciência que procura no ambiente as ideias e princípios que testados pela evolução servem como inspiração para cientistas e inventores humanos, e ainda acrescentam um conceito pouco valorizado pelo homem: a sustentabilidade. Ideia, que se disseminada, pode nos tirar da enrascada ambiental que impusemos ao planeta, dada a nossa incipiente sapiência. Na natureza humana nada se cria tudo se copia.
Se você precisa criar uma solução, responder a uma questão difícil de compreender, inventar um novo produto, ter uma ideia brilhante, não procure nos livros, observe o jardim, a floresta, o voo dos pássaros, a precisão das conchas, a beleza delicada das flores, a inventividade dos insetos...Leia a Natureza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário