O 4º ano do Ensino
Fundamental I da Escola Eliezer Max vem desenvolvendo atividades sobre o sistema
digestório, tema estudado desde o início do 2º trimestre. As aulas foram
divididas em: (I) Boca, (II) Faringe e Esôfago, (III) Estômago, (IV) Intestino
delgado, (IV) Órgãos acessórios e (V) Intestino grosso e Formação das fezes. Ao
longo das aulas os alunos acompanharam um vídeo sobre o sistema digestório,
produzido pela Superinteressante. Dentre os assuntos abordados, destaca-se a
aula sobre o trajeto do bolo alimentar e a formação das fezes. Os objetivos
foram: conhecer a composição das fezes e entender como ocorre essa
transformação ao longo da passagem do alimento pelo corpo.
Assim que os alunos
entraram no laboratório, foram convidados a participar da leitura de um texto
publicado pela Abril (http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-forma-o-coco).
A escolha do texto foi intencional e o objetivo foi tratar de um modo normal o
assunto, que por vezes é considerado nojento. Devido ao vocabulário informal os
alunos tiveram bastante facilidade e se sentiram bem confortáveis para dar suas
opiniões pessoais. Após a leitura do texto foram respondidas algumas perguntas.
O primeiro experimento realizado foi a simulação da passagem do bolo alimentar
por todo o trajeto digestório até o reto. Cada grupo de alunos recebeu uma meia
calça aberta nas duas extremidades e um pano seco. O objetivo era passar o pano
através da meia calça usando apenas movimentos similares aos peristálticos.
A
princípio os alunos tiveram uma certa dificuldade, até que surgiu a proposta de
umedecer o pano. A água facilitou a compactação do pano e a sua descida pela
meia calça, demonstrando a importância da hidratação e do consumo diário de
agua para a formação e eliminação das fezes. Neste momento, aproveitou-se para
discutir assuntos como constipação e o consumo de fibras. Para o segundo
experimento foi discutido o uso de fezes como fertilizantes.
Os alunos foram
convidados e montar uma bomba de sementes, baseados na composição das fezes.
Receberam uma porção de terra, uma porção de argila (para dar liga) e algumas
sementes. Ao final da mistura, cada grupo escolheu um canteiro ou jardim da
escola para colocar sua bomba de sementes.
Por Tabatta da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário