terça-feira, 6 de outubro de 2015

O conhecimento por trás do COCÔ !

O 4º ano do Ensino Fundamental I da Escola Eliezer Max vem desenvolvendo atividades sobre o sistema digestório, tema estudado desde o início do 2º trimestre. As aulas foram divididas em: (I) Boca, (II) Faringe e Esôfago, (III) Estômago, (IV) Intestino delgado, (IV) Órgãos acessórios e (V) Intestino grosso e Formação das fezes. Ao longo das aulas os alunos acompanharam um vídeo sobre o sistema digestório, produzido pela Superinteressante. Dentre os assuntos abordados, destaca-se a aula sobre o trajeto do bolo alimentar e a formação das fezes. Os objetivos foram: conhecer a composição das fezes e entender como ocorre essa transformação ao longo da passagem do alimento pelo corpo.
Assim que os alunos entraram no laboratório, foram convidados a participar da leitura de um texto publicado pela Abril (http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-forma-o-coco). A escolha do texto foi intencional e o objetivo foi tratar de um modo normal o assunto, que por vezes é considerado nojento. Devido ao vocabulário informal os alunos tiveram bastante facilidade e se sentiram bem confortáveis para dar suas opiniões pessoais. Após a leitura do texto foram respondidas algumas perguntas. O primeiro experimento realizado foi a simulação da passagem do bolo alimentar por todo o trajeto digestório até o reto. Cada grupo de alunos recebeu uma meia calça aberta nas duas extremidades e um pano seco. O objetivo era passar o pano através da meia calça usando apenas movimentos similares aos peristálticos.
A princípio os alunos tiveram uma certa dificuldade, até que surgiu a proposta de umedecer o pano. A água facilitou a compactação do pano e a sua descida pela meia calça, demonstrando a importância da hidratação e do consumo diário de agua para a formação e eliminação das fezes. Neste momento, aproveitou-se para discutir assuntos como constipação e o consumo de fibras. Para o segundo experimento foi discutido o uso de fezes como fertilizantes.
Os alunos foram convidados e montar uma bomba de sementes, baseados na composição das fezes. Receberam uma porção de terra, uma porção de argila (para dar liga) e algumas sementes. Ao final da mistura, cada grupo escolheu um canteiro ou jardim da escola para colocar sua bomba de sementes.
 É muito comum os alunos iniciarem as aulas sobre sistema digestório com um certo pudor. Através do acompanhamento do vídeo os alunos puderam se conhecer internamente e aceitar de forma mais natural a máquina perfeita que é o corpo humano. Ao longo de todo o projeto, com o auxílio dos experimentos, os alunos puderam trabalhar alguns conceitos físicos, como: digestão mecânica, atrito etc.; conceitos químicos, como: acidez e basicidade; e conceitos biológicos mais complexos, como a ação de enzimas. 
Por Tabatta da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário