terça-feira, 6 de outubro de 2015

O preço do combustível






O 4o ano do C.E.I, Centro Educacional Espaço Integrado, está envolvido com a pesquisa sobre as questões envolvendo  os recursos naturais.  Através do questionamento da origem e processos de formação do petróleo com o uso de ilustrações, os alunos problematizaram o consumo do petróleo e seus derivados constatando seu grande impacto de produção e seu enorme tempo de renovação.
Inspirados em uma pesquisa desenvolvida pela NASA, os alunos experimentaram o poder energético presente nas sementes de alguns vegetais como o girassol, usando seu óleo como alimento para o fogo, através de sua combustão.
Em seguida, enfatizando se tratar de uma pesquisa de muita responsabilidade, denotamos os cuidados em laboratório para a manipulação de produtos químicos e vidrarias específicas com atenção nos processos e uso de luva protetora. O objetivo era usar o óleo de girassol como matéria prima para a produção de biodiesel, fazendo uso de reações químicas entre produtos como metanol, soda cáustica e o próprio óleo de girassol tendo medidas e temperaturas devidamente controladas. O resultado final deve descansar por alguns dias para separar o biodiesel da glicerina (outro subproduto) e então testar a eficiência da queima do biodiesel.

Nossa proposta era a de questionar o uso de um produto altamente poluente e de produção bastante impactante para a natureza, incentivando o uso de um produto alternativo, com alta renovabilidade e menor índice de poluição, reforçando a ideia de preocupação com a responsabilidade socioambiental no nosso cenário urbano.

Por André Carpi

Nenhum comentário:

Postar um comentário