Esteira Cultural
Martim Pescador
“Um
Rio que passou em minha vida”
O evento foi a culminância de um projeto
que se realizou desde o primeiro semestre. Cada tema de trabalho escolhido
pelas turmas derivou do tema principal e
foi desenvolvido em diferentes áreas do conhecimento. Os alunos do 5ano
trabalharam com o tema “A chegada da família Real no Rio de Janeiro” quando aprenderam conceitos de astronomia e puderam
perceber como os povos antigos conseguiam chegar ao seu destino, mesmo sem o
uso de grandes tecnologias para navegação. Os alunos fizeram experiências sobre
as fases da lua, quando desvendaram seus mistérios e mitos em fenômenos. Com o
planisfério celeste puderam localizar a posição dos astros e em um outro momento
apreciar a tecnologia de uso e construção de bússolas.
A 4ano fizeram experiências sobre a Floresta da Tijuca onde eles perceberam sua importância para a cidade, como a vegetação que é reguladora do cls turmas doima e captação de água que se formam nos
rios dentro da floresta, abastecendo parte da população.
Com o tema Café Carioca os alunos do 3ano
aprenderam sobre os diferentes tipos de café existentes, os seus malefícios e
benefícios. Foram apresentados ao grão de café verde e o grão torrado
percebendo sua diferença. Degustamos diferentes grãos torrados e moídos para
apurar o nosso paladar para as pequenas diferenças gustativas. Com uma ideia
sustentável que oferece benefícios que auxiliam no cuidado com a saúde
estimulando uma boa alimentação, além da economia de espaço, os alunos
confeccionaram uma horta vertical onde foram plantadas diversos tipos de ervas,
onde puderam coletar e fazer a produção de chás. Em um outro momento com os
diferentes tipos de açúcar e suas propriedades os alunos acompanharam o
beneficiamento do açúcar e verificaram sua energia potencial evidenciada em uma
experiência explosiva e luminosa.
Os alunos do 2ano investigaram a cultura do
transporte comparando os antigos e os atuais meios usados na cidade.
Necessidade básica dos humanos, com o passar do tempo os meios de transporte
foram evoluindo em tecnologia e em poder de poluição, a maioria deles causando
um grande impacto no meio ambiente. Para tratar ludicamente desta problemática
foi realizada uma corrida entre um barco a vapor contra um barco ecológico onde
os alunos perceberam que além de poluir menos o barco ecológico ainda é mais
rápido, propiciando um debate sobre consumo X eficiência. Os alunos ainda
confeccionaram carros ecológicos utilizando material reciclável para estimular uma
cultura de sustentabilidade, e com o uso do hovercraft (disco planador) os
alunos utilizaram um meio de transporte do futuro que utiliza opções diferentes
de combustíveis porém produzem um outro tipo de poluição, a sonora, reforçando
a discussão sobre o bom senso das escolhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário