quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Rio à vista!

Esteira Cultural Martim Pescador
Um Rio que passou em minha vida”

O evento foi a culminância de um projeto que se realizou desde o primeiro semestre. Cada tema de trabalho escolhido pelas  turmas derivou do tema principal e foi desenvolvido em diferentes áreas do conhecimento. Os alunos do 5ano trabalharam com o tema “A chegada da família Real no Rio de Janeiro” quando  aprenderam conceitos de astronomia e puderam perceber como os povos antigos conseguiam chegar ao seu destino, mesmo sem o uso de grandes tecnologias para navegação. Os alunos fizeram experiências sobre as fases da lua, quando desvendaram seus mistérios e mitos em fenômenos. Com o planisfério celeste puderam localizar a posição dos astros e em um outro momento apreciar a tecnologia de uso e construção de bússolas.
A 4ano fizeram experiências sobre a Floresta da Tijuca onde eles perceberam sua importância para a cidade, como a vegetação que é reguladora do cls turmas doima e captação de água que se formam nos rios dentro da floresta, abastecendo parte da população.
Nosso objetivo foi o de possibilitar a compreensão da dinâmica e dos ciclos de um ecossistema, além de valorizar a Floresta como um bem precioso. Para culminar esta iniciativa produzimos miniaturas deste ambiente em mini-terrários fechados.
Com o tema Café Carioca os alunos do 3ano aprenderam sobre os diferentes tipos de café existentes, os seus malefícios e benefícios. Foram apresentados ao grão de café verde e o grão torrado percebendo sua diferença. Degustamos diferentes grãos torrados e moídos para apurar o nosso paladar para as pequenas diferenças gustativas. Com uma ideia sustentável que oferece benefícios que auxiliam no cuidado com a saúde estimulando uma boa alimentação, além da economia de espaço, os alunos confeccionaram uma horta vertical onde foram plantadas diversos tipos de ervas, onde puderam coletar e fazer a produção de chás. Em um outro momento com os diferentes tipos de açúcar e suas propriedades os alunos acompanharam o beneficiamento do açúcar e verificaram sua energia potencial evidenciada em uma experiência explosiva e luminosa.
Os alunos do 2ano investigaram a cultura do transporte comparando os antigos e os atuais meios usados na cidade. Necessidade básica dos humanos, com o passar do tempo os meios de transporte foram evoluindo em tecnologia e em poder de poluição, a maioria deles causando um grande impacto no meio ambiente. Para tratar ludicamente desta problemática foi realizada uma corrida entre um barco a vapor contra um barco ecológico onde os alunos perceberam que além de poluir menos o barco ecológico ainda é mais rápido, propiciando um debate sobre consumo X eficiência. Os alunos ainda confeccionaram carros ecológicos utilizando material reciclável para estimular uma cultura de sustentabilidade, e com o uso do hovercraft (disco planador) os alunos utilizaram um meio de transporte do futuro que utiliza opções diferentes de combustíveis porém produzem um outro tipo de poluição, a sonora, reforçando a discussão sobre o bom senso das escolhas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário